O tratamento do Esôfago de Barrett e bastante complexo e em geral feito com o adequado controle do refluxo, atraves de cirurgia ou medicacao. Porém, em um numero nao desprezivel de casos o Epitelio de Barrett nao desaparecia apenas com estes tratamentos. Recentemente surgiu a Ablação por Radiofrequência, que elimina a região afetada, fazendo com que o Barrett desapareça. O procedimento é feito por endoscopia com sedação, diminuindo significativamente as chances de desenvolver o câncer de esôfago. O procedimento já está disponível no Centro do Refluxo IAD. A doença é uma progressão do Refluxo não tratado adequadamente. A mucosa do esôfago se transforma com a alteração das células, ganhando a mesma composição do estômago. Nesta mudança aumenta muito os riscos do câncer. A associacao do tratamento cirurgico ou clinico com o uso da Radiofrequencia tem trazido os melhores resultados!

Cuidados alimentares como: não encher muito o estômago em uma alimentação e optar por fracionar a dieta com ingestão de menor volume mais vezes ao dia; alimentar-se devagar; ingerir muito liquido junto as refeições; diminuir a ingestão de gorduras pois estas retardam o esvaziamento do estômago favorecendo o RGE; retirar da dieta itens como álcool, cigarro, café, cítricos; não deitar logo após as refeições e elevar a cabeceira da cama em 20 cm, podem auxiliar a minimizar temporariamente o RGE.

Receita-se, para a maioria dos pacientes, medicamentos bloqueadores de ácidos chamados inibidores da bomba de prótons (IBPs). Estes medicamentos operam de modo a reduzir a quantidade de ácido produzida no estômago, assim, reduzindo o desconforto e inflamação causados pelo ácido.

No entanto, alguns pacientes ainda apresentam o refluxo de bile não ácida, suco pancreático, ou outros conteúdos do estômago para o esôfago, chamados regurgitação.

O medicamento IBP exige uso diário, conforme instruído por um médico. Enquanto o IBP pode remediar os sintomas na maioria dos pacientes, cerca de 1 em cada 3 ainda apresentam alguns sintomas de refluxo mesmo ao tomarem os medicamentos

Quando o RGE é grave, em geral associado a presença de Hérnia Hiatal de maior tamanho, pode ser necessário reconstruir a anatomia do estômago e do esôfago para promover o controle absoluto do refluxo. A cirurgia tradicional antirrefluxo é chamada de fundoplicatura e, em geral, é feita por laparoscopia.

Além da correção da hérnia hiatal, a parte superior do estômago é dobrada e fixada ao redor do esôfago para reforçar a barreira entre o esôfago e o estômago, criando uma nova válvula anti-reflexo de 360o. de circunferência. Os resultados costumam ser muito bons quando o procedimento é bem indicado.

Procure um especialista para lhe recomendar qual o melhor tratamento que se aplica ao seu caso.